Pós-Graduação em AgroBusiness

Sócios da APPITAD: 1 300 €
Taxa de candidatura: 25 €

Apresentação

O setor agrícola é fundamental para o desenvolvimento de Portugal, seja em termos sócio económicos, como das estratégias de ocupação do território e sua valorização. Apesar do peso da agricultura, no PIB nacional, corresponder apenas a 4%, o setor agrícola nacional está cada vez mais competitivo, fruto da crescente mecanização e profissionalização da atividade. É evidente o aumento da modernização dos seus sistemas de produção, na aplicação das novas tecnologias, o que torna o setor mais competitivo. Os modos de produção sustentável e valorização da qualidade têm vindo a assumir um papel preponderante em termos sociais, na medida em que se focam numa produção que enfatiza a preservação ambiental, o bem-estar animal e o uso sustentável de recursos. Deste modo, a Pós-Graduação Agrobusiness irá facultar aos nossos empresários agroindustriais técnicas mais recentes de gestão de empresas. Neste contexto, pretende-se capacitar os participantes com competências, conhecimentos e boas práticas necessárias para maximizarem a rentabilidade das suas empresas.

Objetivos da Aprendizagem

• Analisar a viabilidade económica e financeira do seu investimento;
  • Conhecer as atuais políticas e apoios para o setor agrícola;
  • Estruturar metodologias de desenvolvimento dos planos estratégico e operacional de marketing internacional;
  • Saber identificar os principais problemas de autenticidade associados a matérias-primas e produtos agroalimentares;
  • Conhecer e ser capaz de contribuir para a implementação dos principais sistemas de certificação institucional e privados, no que respeita a modos de produção e produtos alimentares;
  • Explorar o potencial da economia digital para o desenvolvimento do agro-negócio;
  • Conhecer aplicações de deteção remota e sistemas de informação geográfica;
  • Conhecer os diferentes meios de proteção contra os inimigos das culturas;
  • Interpretar em cada situação a indispensabilidade de intervenção (utilização de medidas de luta);
  • Desenvolver competências de liderança e gestão de equipas;
  • Definir e implementar estratégias de Economia verde no contexto do agro-negócio;
  • Adquirir conhecimentos sobre os principais referenciais de certificação no setor Agroindustrial.

A quem se destina?

• Licenciados nas áreas da gestão, ciências agrárias e engenharia alimentar..
  • Empresários e técnicos de empresas agroindustriais, interessados na aquisição de conhecimentos e técnicas recentes de gestão de empresas..

Requisitos de acesso

Tratando-se de um Curso de Pós-Graduação, rege-se de acordo com o definido no artº 17.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto:
  1. a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos;
  3. c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo Curso;
  4. d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao Curso os candidatos que apresentem um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste Curso e que, como tal, seja reconhecido pelo responsável pelo Curso.

Prazos de candidatura

Efetuar candidatura
No portal de candidaturas online do IPB, até ao final de mês de março de 2023.
Candidaturas: Até 31/03/2023
Publicação de resultados: 05/04/2023
Matrículas: De 10/04/2023 a 14/04/2023
Início das aulas: 22/04/2023
A pós-graduação funciona com um mínimo de 15 estudantes e máximo de 25.

Parceiros Institucionais

APPITAD
Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Serviços Académicos, Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia