Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde

Propina: 750 €
Cada unidade curricular isolada: 125 € Taxa de candidatura: 25 €

Apresentação

O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde oferece uma formação multidisciplinar de elevada aplicabilidade prática, que desenvolve competências específicas de gestão e direção de unidades de saúde, dotando os participantes de uma sólida componente de gestão na sua formação. Possibilita, ainda, compreender os contextos e desafios atuais na saúde, fornecendo ferramentas para a tomada de decisão, tendo como meta a maior eficácia, eficiência, qualidade e competitividade das unidades de saúde.

Efetuar candidatura

Objetivos da Aprendizagem

• Analisar o estado atual do sistema de saúde, a sua estrutura e o seu funcionamento;
  • Conhecer os direitos e deveres do regime jurídico da atividade profissional;
  • Intervir no processo de gestão aos vários níveis nas unidades de saúde;
  • Liderar e gerir pessoas e equipas nos diversos contextos organizacionais da saúde;
  • Analisar assuntos importantes de política de saúde através da aplicação de princípios económicos;
  • Dominar os indicadores de gestão e de resultados para unidades de saúde;
  • Conhecer a importância dos conceitos de integração e interoperabilidade dos sistemas de informação em unidades de saúde;
  • Conhecer as políticas nacionais para os sistemas de informação em saúde;
  • Dominar os conceitos de marketing, de gestão estratégica e tática e saber aplicá-los na gestão de unidades de saúde;
  • Dominar os conceitos nucleares na área da qualidade e logística de unidades de saúde;
  • Desenvolver análise crítica, de síntese e de tomada de decisão, aplicando os saberes, habilidades e atitudes às diferentes situações estratégicas e operacionais na área da saúde.

Estrutura Curricular

# Unidade Curricular Horas ECTS
1 Direito e Ética em Saúde 25 4
2 Economia da Saúde 25 4
3 Gestão Logística em Unidades de Saúde 25 4
4 Qualidade em Unidades de Saúde 25 4
5 Sistemas de Apoio à Decisão 25 4
6 Comunicação, Liderança e Desenvolvimento de Equipas 15 3
7 Sistemas de Informação em Saúde 15 3
8 Gestão de Processos e Recursos em Saúde 15 3
9 Marketing e Estratégia 15 3
10 Gestão de Projetos 15 3
11 Total 200 35

A quem se destina?

• Licenciados das áreas da Saúde, ciências económicas e empresariais ou Ciências Sociais e Humanas.
  • Profissionais e quadros interessados em especializar-se ou desenvolver competências na área da gestão de unidades de saúde.

Requisitos de acesso

Tratando-se de um Curso de Pós-Graduação, rege-se de acordo com o definido no artº 17.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto:
  1. a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos;
  3. c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo Curso;
  4. d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao Curso os candidatos que apresentem um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste Curso e que, como tal, seja reconhecido pelo responsável pelo Curso.

Prazos de candidatura

As candidaturas decorrerão até ao dia 27 de setembro.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os estudantes que pretendam, no final da Pós-Graduação, obter o grau de Mestre em Gestão das Organizações-especialização em Gestão de Unidades de Saúde terão de se candidatar a este Mestrado no Instituto Politécnico de Bragança e ser-lhes-á creditada a formação certificada em 5 unidades curriculares do referido mestrado (Instrumentos de Gestão; Economia da Saúde; Qualidade em Unidades de Saúde; Gestão e Logística das Unidades de Saúde; Direito da Saúde e do Trabalho).

Efetuar candidatura
Serviços Académicos, Instituto Politécnico de Bragança